Saturday, June 20, 2009

Como lidar com a tristeza

A tristeza faz parte da nossa vida, assim como a alegria.

As razões do porque ficamos tristes são várias, mas isto não é importante. Motivos sempre teremos para justificar tanto a tristeza quanto a alegria. Muitas das vezes, não podemos interferir diretamente nas causas de um sentimento, seja ele qual for, mas sim podemos nos posicionar mentalmente e sintonizar na atitude que queremos ter frente a esse sentimento.

Ao invés de procurar afastar os pensamentos tristes ou negativos e colocá-los de lado, devemos encará-los, como se estívessemos vendo um filme, um quadro, para compreender e encarar-los com clareza. Ao olharmos de frente, podemos ver com maior intensidade e verdade sem nos deixar influenciar por nossa mente pré-condicionada.

Abraçar a tristeza, os pensamentos negativos, aceitá-los e encará-los, abre as possibilidades de encontrar a paz e os caminhos da alegria.
O processo de encarar um sentimento ruim é o mesmo que irmos ao fundo do poço, fincar os pés neste fundo e subir renovados e com a alegria de existir.

Outra atitude para sair da escuridão da tristeza é no utilizarmos da energia luminosa da natureza, com suas cores, as flores, as árvores, a natureza recarrega nossas energias para a alegria.

Quando entramos em sintonia com a tristeza, sem dúvida sintonizamos com todas as tristezas do universo e vamos dar força à nossa tristeza. Todas as forças tristes vêm se juntar a nossa e vai tendo a tendência de aumentar. A nossa mente procura em seu arquivo tudo de triste que armazenou em muitas vidas que já tivemos e reforça a tristeza atual. A mente adora o passado ou então projeta as dificuldades de um futuro incerto.
Nesta situação a tristeza aumenta e não enxergamos com clareza o presente. Deixamos de viver as alegrias do presente, na pior das situações sempre temos coisas boas para curtir.

"Aceite a tristeza como parte da vida - não resista a ela, permita-a, compreenda-a. E este é o caminho alquímico para transformar de modo total a natureza da tristeza. A natureza da tristeza torna-se clara. Em tempo, a vida toma seu rumo e esta tristeza será transformada em experiência, vivência e um aprendizado para como lidar com os percalços do futuro.

Tristeza permanece tristeza se você luta com ela, se você a nega, se você a rejeita.
A tristeza permanece tristeza se você está contra ela - de outra forma, a tristeza é pura energia. Se você a recebe, se você a abraça, se você não tem medo dela, nem raiva dela, você ficará surpreso, imensamente surpreso: você terá mudado totalmente sua natureza, ela não é mais tristeza. Mesmo as lágrimas começam a se tornar sorrisos, e a tristeza emudece.

Tudo aquilo que nós conhecemos como negativo pode ser transformado em positivo.
E o segredo é simples: aceitação, total aceitação. Nada tem de ser condenado ou rejeitado, de nenhuma maneira, pois rejeitar a realidade é querer viver um sonho.

Tudo que vier tem de ser recebido com grande gratidão, como um presente de Deus, e tratado da forma adequada. Assim, você estará pronto para transformar espinhos em flores e pedras comuns em diamantes. A vida absolutamente ordinária começa a apresentar o sabor do extraordinário.

Então, nada é ordinário, porque tudo começa a se tornar uma excitação. Nada é ordinário - porque você está tão extático a respeito de tudo...

Embora você esteja se movendo no mesmo mundo, com as mesmas pessoas, você pode viver em um mundo totalmente diferente - e não ser parte de nada mais.
Um tipo de transcendência acontece. Mesmo a morte é tão profundamente aceita que
desaparece todo o medo e mesmo este se torna uma dança.
OSHO - The Rainbow Bridge

Estamos aqui para viver felizes.

No comments:

Post a Comment

Post a Comment